A quaresma é um tempo incrível para diminuir o ritmo e fazer um balanço da vida, um tempo especial de jejum, oração e caridade, mas adicionar apenas uma atividade, nem precisam ser todas as três, na nossa agenda ocupada e já lotada, pode parecer um grande desafio. Entre o meus dois empregos, ajudar meu filho a fazer o dever de casa, preparar o jantar da família … alguns dias sinto dificuldade de encontrar, ainda que sejam apenas 15 minutos de tempo livre.

Ainda assim, me sinto chamada a fazer o máximo possível na quaresma esse ano, e eu sei que abrir mão de algo, dar algo a alguém e oferecer a mim mesma em oração são os melhores caminhos para fazer isso, mas como eu posso adicionar qualquer uma dessas coisas ao meu calendário quando eu quase nunca tenho tempo nem de almoçar tranquila, longe do trabalho? Eu descobri que a chave é desistir de adicionar coisas, mas em vez disso, repensar o tempo que eu já tenho.

MAXIMIZE SUA MANHÃ

Você acha que seu banho matinal é bom somente para te deixar limpa e te acordar para o dia que se inicia? Ou que seu primeiro copo de café é meramente um energético? Repense sua rotina regular em uma dessas formas criativas:

  • Ás vezes eu estou não estou prestando atenção em nada enquanto estou tomando banho de manhã. É quando gosto de fazer os orações tradicionais que eu aprendi durante a vida. Começar a manhã com alguns “Pai Nossos” e Ave Marias” faz com que cada palavra meditada e seus significados trabalhem em mim sem tanto esforço e ajustam e ditam todo o resto do meu dia.
  • Pense em uma intenção para a sua manhã enquanto você está se arrumando para o dia e ofereça isso em oração. Dizer coisas simples como: “ Que esse dia me traga para mais perto de ti” ou “Que eu sirva a Ti e aos outros cheio de fé hoje” pode transformar a nossa preguiça e tontura matinal em um acolhimento positivo e pacífico do dia que se inicia.
  • Comprar um café no caminho para o trabalho faz parte da sua rotina? Coe o café em casa, economize esse dinheiro e faça uma doação.
  • Se um pão geralmente acompanha seu café matinal, tente não come-lo por enquanto. Ainda que você não esteja jejuando completamente, você está fazendo a escolha de tirar algo que é o ponto principal do jejum.

APROVEITE AO MÁXIMO AS FILAS

Ainda que a tecnologia esteja avançada, nós ainda precisamos esperar em várias filas – a fila do banco, do caixa, do drive-thru… Faça um propósito de usar o tempo que você está na fila de forma criativa para ajudar a sua jornada espiritual:

  • Conte as bênçãos que você recebeu. Essa técnica nunca falha em melhorar meu humor e me fazer repensar em estar irritada por estar presa em uma fila.
  • Eu também gosto de ser honesta com Deus e partilhar minha frustração. Ás vezes eu vou rezar: “ Ai, eu não estou de bom humor, Senhor. Por favor, me ensine a ser mais paciente” Essa é uma maneira de mudar a minha frustração em aceitação do momento presente assim como ele é.

ENFRENTAR A TECNOLOGIA

Muitas pessoas acreditam que a internet e as mídias sociais fornecem muito mais fontes de distração que de concentração, mas o uso consciente da tecnologia pode ser uma prática nutritiva da Quaresma:

  • Quando estiver nas redes sociais, não faça julgamentos sobre um comentário ou foto e reze por essa pessoa. Um simples “conceda-lhe paz e alegria” é uma ótima maneira de se lembrar de amigos e conhecidos em suas orações. E se a pessoa é alguém com quem você não se dá muito bem, tente rezar: “Ajude-me a ser misericordioso, como Tu és misericordioso”
  • Se você acha que deve gastar menos tempo nas redes sociais, mas não consegue reduzir o tempo gasto, use seu “jejum” quaresmal como um suporte. Defina um alarme e permita-se cinco minutos de navegação sem sentido. Então, quando esse tempo acabar, faça o mesmo para um tempo de “esmola” criativa. Você pode limpar um armário e doar o que não precisa, você pode ligar ou escrever algo para alguém que esteja sozinho ou enviar e-mails para seus deputados ou senadores sobre uma causa importante que você acredita. Você descobrirá que não sentirá falta do tempo que você abriu mão “curtindo” e “compartilhando”.
  • Conscientemente use seu celular para rezar. Se você está procurando por leituras diárias das Escrituras, meditações guiadas, orações mais tradicionais ou músicas contemplativa, existem aplicativos para isso! Você também pode usar as ferramentas que já estão no seu telefone. Tente definir um alarme ou uma notificação do calendário para lembrá-lo de parar o que você está fazendo e reservar um tempo para rezar. Ou mantenha uma lista de intenções de oração no bloco de notas do seu telefone.

Fazer da Quaresma um tempo significativo de renovação espiritual não tem que ser difícil. Só precisamos de criatividade, um coração aberto e a fé de que tudo – até mesmo a rotina da vida cotidiana – “trabalha junto para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).

___________________

Autor: Mary Ann Steutermann é atualmente diretora de pastoral no colégio de ensino médio só para meninas Assumption em Louisville, Kentucky.  Sua carreira na educação conta com mais de 20 anos de experiência como professora de Inglês,  assistente de direção e diretora, além dos freelancers como escritora. Ela possui bacharelado em Letras-inglês e dois mestrados na área de educação. Mary Ann vive em Louisville com seu marido e filho.

Fonte: Busted Halo

Traduzido por Ludmila Giacone – Membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, como Voluntária nos Núcleos de Tradução, Clube de Leitura YOUCAT e atualmente também participa do Grupo de Estudo YOUFAMILY em Brasília – DF.

Deixe seu comentário