YOUCAT para Crianças – prefácio preparado pelos os autores

1076

Queridos pais, padrinhos e amigos,

Por diversas vezes, pais e catequistas pediram um catecismo para as crianças. O gênero “catecismo” existe na Igreja há mais de mil anos. Um catecismo é um livro que contém tudo o que as crianças e os adultos precisam saber, passo a passo, sobre como aprofundar o conhecimento da fé Cristã e desenvolver um vivo relacionamento com Jesus Cristo. Um catecismo sempre deve ser aprovado pela Igreja, a qual assegura a veracidade do conteúdo. A Bíblia e os grandes concílios da Igreja nos proporcionaram um alto nível de ensinamento. Um catecismo é uma propagação oficial dessas fontes.

No outono de 2013, pais, professores, sacerdotes e grupos de líderes infantis da Áustria, Eslováquia e Alemanha se reuniram para escrever esse manual. Queríamos que ele fosse alegre e moderno; crianças de 7 a 13 anos deveriam sentir-se atraídas por ele. Nós não queríamos formar o livro puramente a partir de uma base teórica; por isso, desde o princípio, concordamos em testar nossas descobertas com grupos de crianças. Rapidamente percebemos que nada é mais difícil do que falar de grandes coisas de um modo simples e claro.

Também ficou claro o seguinte: um livro sobre fé só pode ser auxiliar. Não é suficiente entregar um Catecismo infantil para uma criança e dizer: “Você deveria ler isto”, esperando que a criança vá encontrar seu caminho para Deus ou aprofundar a fé por eles próprios. Percebemos que deveríamos escrever um livro tanto para as crianças, quanto para seus pais. Livros podem ajudar – mas, ao final, a transmissão da fé não pode ser delegada a livros ou a mídias. A fé só pode ser despertada pelo método mais antigo do mundo: de coração para coração, de pessoa para pessoa. Os maiores livros, ou os filmes mais legais, não podem substituir os pais ou os avós, quando dizem: “Eu acredito em Jesus. Posso te mostrar como isso é maravilhoso?”, ou “Vamos lá, vamos aprender mais sobre nosso bom Senhor”.

Estamos convencidos de que o melhor lugar para a transmissão da fé não é na sala de aula, nem mesmo na Igreja. Pode ser num canto do quarto das crianças, numa espreguiçadeira à beira-mar, num banco do jardim ou na cabeceira da cama.

Nada pode substituir o diálogo entre pessoas que se ama e confiam uma na outra. Somente num âmbito de proximidade amorosa se pode compartilhar, revelar e descobrir o tesouro da fé. Podemos abertamente fazer perguntas, aprender com os outros e a partir deles. Leve a bordo com você um incrível guia – o YOUCAT para Crianças.

As crianças vivem cheias de perguntas, tais como “Por que eu existo?”, ou “Como sabemos que Deus existe?”, ou “Por que Jesus foi pregado na cruz?”. Essas são belíssimas oportunidades para introduzir o YOUCAT para Crianças. Vocês podem procurar juntos pelas respostas. As orações da noite são ocasiões perfeitas para folhear o YOUCAT para Crianças. Você pode, obviamente, escolher uma pergunta aleatória. O meio mais adequado, contudo, é seguir a ordem sugerida de perguntas. A fé Cristã se desenvolveu nos últimos dois mil anos e foi compreendida mais profundamente com o tempo. Não podemos, assim, omitir uma pequena informação sem correr o risco de perder ou de interpretar erroneamente uma parte importante. O domingo deve ser concebido à luz da ressurreição. Se você sabe algo sobre a ressurreição de Jesus, você pode explicar o que é a Páscoa. Se você entende o que significa a Páscoa, você sabe o que acontecerá quando a vovó morrer. Uma coisa está entrelaçada à outra. É divertido descobrir as pegadas de Deus. E não só as crianças aprenderão. Quantas vezes os pais disseram: “Só entendi certo assunto quando o expliquei ao meu filho!”.

_____________

Autores: Pe. Martin Barta, Michaela von Heereman, Bernhard Meuser, Michael Scharf, Clara Steber, Christoph Weiss

Traduzido por Tiago Veronesi Giacone – Membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, como Voluntário nos Núcleos de Tradução, Formação, Clube de Leitura YOUCAT e também atualmente participante do Grupo de Estudo YOUFAMILY em Brasília – DF.

Deixe seu comentário