Por que precisamos de outro catecismo para crianças – o YOUCAT for Kids? Já não existem livros de fé suficientes voltados ao público infantil?

Apenas um catecismo explica a fé como um todo, a qual vem sendo mais e mais profundamente desenvolvida ao longo da história da Igreja Católica, de modo geral. Todos os outros livros de fé para as crianças apenas exploram elementos individuais de fé, como, por exemplo, “a vida de Jesus” ou um sacramento especificamente considerado.

O que é novo e único no YOUCAT for Kids?

Eu não conheço nenhum outro livro de fé que seja voltado para crianças e seus pais ao mesmo tempo. Ademais, ele contém ilustrações (os famosos “stickmen” criados por Alexander von Lengerke, que nesse livro são os “stick-kids” Bob e Lilly), divertidas, revigorantes, surpreendentes e profundamente piedosas, tudo ao mesmo tempo. As histórias para exemplificar, as citações de santos, cientistas e políticos, na parte voltada aos pais, transformam o livro em uma loja de tesouros espirituais. A definição dos termos teológicos transforma o livro em um dicionário teológico. Além disso, você tem várias referências que remetem ao YOUCAT e que serão úteis para aqueles pais desejosos de entender a fé da Igreja mais profundamente, e que anseiam por estar preparados para transmiti-la.

Um catecismo lida com questões que não são do interesse das crianças, não é?

Muitas questões são assuntos que também interessam às crianças. Há questões as quais elas podem nunca ter se perguntado por si próprias; contudo, essas são interrogações que despertam seu interesse e que, dessa forma, podem aumentar o conhecimento da fé.

Você poderia nos contar sobre uma experiência concreta que você teve enquanto utilizava o “catecismo” em seu trabalho com as crianças?

É muito mais fácil começar com as questões que as crianças já estão interessadas. Porém quanto mais você aprofunda nos tópicos com elas, mais ainda aquela sede inicial por conhecimento cresce. Elas perguntam sempre mais, e então começam a se maravilhar e a rejubilar com o fato de chamar a esse Deus maravilhoso de pai…

O que outras mães que experimentaram o YOUCAT for Kids disseram sobre ele?

A maioria delas disse: “Nossa, se nós tivéssemos tido o YOUCAT for Kids em mãos mais cedo…”. Outras perguntaram quando ele seria oficialmente lançado… Outras destacaram o quanto elas perceberam que ele era importante para elas ou para seus filhos.

O que os agentes de pastoral devem fazer com o catecismo para crianças?

Eles devem olhar para ele sem preconceito. Se gostarem, devem usá-lo para catequizar as crianças e ajudar outros catequistas e pais a usá-lo. Seria ideal se eles também o usassem para conversar sobre a fé com os pais, que são os primeiros comunicadores da fé.

Por que nós precisamos de um YOUCAT for Kids? Qual “lacuna” ele preenche?

Uma catequese de sucesso exige não apenas momentos de brincadeiras, emotivos ou de formação comunitária, mas também a transmissão da fé para além das questões existentes para as crianças. Se você deixa isso de fora, não estará realmente ajudando a criança. Alguns podem dizer: “mas… nós já temos a Bíblia”. Porém, se a Bíblia fosse a única fonte, nós nunca saberíamos nada sobre os sacramentos da Igreja, sobre a Igreja, sobre sua estrutura e suas orações tradicionais, como por exemplo o Santo Terço ou a Via Sacra. Sem adquirir um conhecimento real da fé, ela facilmente irá evaporar.

O que os pais, educadores e avós devem fazem? O que devemos esperar deles? Quanto tempo cada um deles precisa investir nisso?

A coisa mais importante é que a fé – procurar e duvidar – seja um assunto comum em diálogos familiares. A transmissão da fé não é um processo à parte de tudo o que está acontecendo na família, mas, na melhor das hipóteses, permeia de forma natural e automática a vida familiar e é uma parte integrante da atmosfera dentro da família.

Como o YOUCAT for Kids poderia ajudar?

O tempo da oração do final do dia é uma ótima ocasião para explorar uma pergunta juntos. Durante o advento ou a quaresma, pode-se explorar um tópico do YOUCAT for Kids que se encaixe nesse tempo litúrgico. Uma boa oportunidade também pode ser quando as crianças estiverem se preparando para receber o sacramento da confissão, da eucaristia ou da confirmação (no caso dos adolescentes), a fim de se aprofundarem em diferentes tópicos na hora de dormir. Entretanto, os pais devem primeiramente dar uma olhada no respectivo tópico a fim de evitar ter que procurar isso por tanto tempo que a criança acabe perdendo o interesse. Muitas vezes, as crianças fazem as perguntas mais importantes casualmente ou enquanto você tem muitas tarefas em casa, como por exemplo enquanto o seu leite está fervendo. Essa pode ser uma situação em que você não tem o YOUCAT for Kids em mãos.

É necessário um conhecimento prévio, ter estudado teologia ou ser um expert do conhecimento para trabalhar com o YOUCAT?

Não, porque o YOUCAT for Kids não foi somente feito para as crianças, mas também para os pais e, ao mesmo tempo, para os catequistas.

Como podemos garantir que os autores tem o direito, a competência e a autoridade para falar em nome da Igreja?

Nós, os autores, a maioria teólogos, sentimo-nos obrigados a ensinar sobre a Igreja Católica. Nós amamos a nossa fé e sabemos que devemos isso a Igreja e ao seu anúncio da fé, Ainda que tenhamos escrito as perguntas e respostas para o YOUCAT for Kids a fim de garantir que todas as crianças entendam, nós nos orientamos pelo Catecismo da Igreja Católica em termos de conteúdo e estilo. Esse é o porque o YOUCAT for Kids é um Catecismo da Igreja Católica.

___________________

Michaela von Heereman  jornalista, teóloga e escritora alemã é uma das autoras do YOUCAT – o Catecismo Jovem e também co-autora do YOUCAT for Kids – o Catecismo para crianças.

Fonte: YOUCAT Foundation – as perguntas foram feitas por Clara Steber

Traduzido por Tiago Veronesi Giacone – Membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, como Voluntário nos Núcleos de Tradução, Clube de Leitura YOUCAT e também participante do Grupo de Estudo YOUCAT DATING em Brasília – DF.

Deixe seu comentário