Vida e Dignidade da Pessoa Humana

A Igreja Católica proclama que a vida humana é sagrada e que a dignidade da pessoa humana é a fundação de uma visão moral da sociedade. Essa convicção é a base de todos os princípios da doutrina social. Em nossa sociedade, a vida humana está sob ataques diretos do aborto e da eutanásia. O valor da vida humana está sendo ameaçado pela clonagem, pelas pesquisas com células-tronco embrionárias, e pela disseminação da pena de morte.

O ensinamento católico também nos chama a trabalhar para evitar a guerra. As nações devem proteger o direito à vida através da busca por meios cada vez mais efetivos de se evitar conflitos e resolvê-los por meios pacíficos. Acreditamos que cada pessoa é preciosa, que as pessoas são mais importantes que as coisas, e que a medida para cada instituição está no estímulo ou na ameaça que ela oferece para a vida e para a dignidade da pessoa humana.

Chamado à família, à comunidade e à participação

A pessoa não só é sagrada, mas também social. O modo como organizamos a sociedade em termos de economia e política, leis e políticas públicas, afeta diretamente a dignidade humana e a capacidade de os indivíduos crescerem em comunidade. O casamento e a família são as instituições sociais centrais que devem ser estimuladas e fortalecidas, e não destruídas.

Acreditamos que as pessoas têm o direito e o dever de participar na sociedade, buscando, juntas, o bem comum e o bem-estar de todos, especialmente dos pobres e vulneráveis.

Direitos e responsabilidades

A tradição católica ensina que a condição para a dignidade humana ser protegida, e se desenvolver uma comunidade saudável, está no respeito aos direitos humanos, bem como no cumprimento, por todos, de suas responsabilidades. Além disso, toda pessoa tem o direito fundamental à vida, e o direito a tudo aquilo necessário para uma vida digna.

Fornecer as condições adequadas para a efetivação desses direitos é dever e responsabilidade – de uns para com os outros, das famílias e da sociedade, de modo geral.

Opção pelos pobres e vulneráveis

Um simples teste moral é observar como estão vivendo os membros mais vulneráveis. Em uma sociedade desfigurada por crescentes divisões entre pobres e ricos, nossa tradição relembra a história do Julgamento Final (Mt 25, 31-46) e nos instrui a considerar, por primeiro, as necessidades dos pobres e vulneráveis.

A dignidade do trabalho e do direito dos trabalhadores

A economia deve servir às pessoas, e não a outras coisas. O trabalho é mais do que um modo de sobreviver; é uma forma de contínua participação na criação de Deus. Se a dignidade do trabalho deve ser protegida, então os direitos básicos dos trabalhadores devem ser respeitados – o direito a um trabalho produtivo, a salários decentes e juntos, à organização e participação em sindicatos, à propriedade privada, e à iniciativa econômica.

Solidariedade

Somos uma família humana independentemente de nossas diferenças nacionais, étnicas, econômicas ou ideológicas. Somos responsáveis por nossos irmãos e irmãs, onde quer que eles estejam. Amar nossos vizinhos tem uma dimensão global em um mundo que nos aproxima cada vez mais.

No centro da virtude da solidariedade está a busca pela justiça e pela paz. O Papa Paulo VI ensinou que “se você quiser a paz, trabalhe pela justiça”. O Evangelho nos chama a promover a paz. O amor por nossos irmãos e irmãs exige que promovamos a paz num mundo rodeado por violência e conflito.

Cuidado pela criação de Deus

Demonstramos respeito pelo Criador através do manejo com a criação. Cuidar do planeta não é apenas um slogan do “Dia Mundial do Planeta Terra”, mas uma exigência de nossa fé. Somos chamados a proteger as pessoas e o planeta, vivendo nossa fé em relação a toda criação de Deus. O desafio ambiental tem dimensões fundamentais morais e éticas que não podem ser ignoradas.

___________________

Fonte: Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos. | Extraído do site Catholic Charities

Traduzido por Tiago Veronesi Giacone – Membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, como Voluntário nos Núcleos de Tradução, Clube de Leitura YOUCAT e também participante do Grupo de Estudo YOUCAT DATING em Brasília – DF.

Deixe seu comentário